NOSSA TORRA


No Etiópia, por volta de 800 d.C., o café era considerado um alimento. Os frutos maduros inteiros eram esmagados e mantidos em forma de gordura.

De acordo com historiadores, somente a partir de 1300 d.C., as cascas secas e os grãos verdes começaram a ser torrados sobre fogueiras, em pratos de barro cru queimado, ou em vasos de pedra.

O processo de torra prepara a semente do café para moagem e extração da bebida. É nessa fase que ocorre a formação de aproximadamente mil substâncias aromáticas. Durante a torra ocorrem reações físicas e químicas fundamentais para o desenvolvimento dos aromas e sabores do café.

O objetivo principal da torra é desenvolver e destacar os diferentes atributos sensoriais de cada café, de modo a preservar suas características originais.

A torra é um processo, conduzido por um mestre de torras, onde a semente do café é submetida ao aquecimento. De modo geral, grãos demasiadamente torrados apresentam menos aroma e maior percepção de sabor amargo.

Uma torra mal executada pode simplesmente “matar” as boas características sensitivas de um café especial. Assim, não basta ter uma matéria prima de qualidade à disposição, é preciso também conhecer toda a ciência por trás da torra.

O Café Minelis é hoje referência na torra de cafés especiais.

Além de profissionais experientes e capacitados, nossa empresa utiliza equipamentos de torra modernos, com tecnologia de ponta, que permitem o controle total das variáveis envolvidas no processo.

Nosso torrador, fabricado pela empresa brasileira Átilla, que replica curvas de torra por meio da inteligência artificial, é um dos equipamentos mais avançados do mundo.

Maq Torra